Investigação sobre a Casa do Patriarca, na Atalaia
A LMT Consultores em História e Património realizou um estudo histórico-patrimonial sobre a antiga quinta que os condes da Atalaia tiveram na sede do seu condado, hoje denominada Casa do Patriarca por nela ter nascido e morrido D. José Manoel (1685-1758), filho dos 4.os condes da Atalaia e 2.º cardeal-patriarca de Lisboa.
O estudo, realizado por incumbência da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, enquadrou-se na decisão da actual família dos condes de Atalaia e marqueses de Tancos oferecer à Atalaia uma pedra de armas daquele prelado, proveniente da referida vila mas há várias décadas dali retirada.
A cerimónia de entrega da magnífica peça heráldica decorreu esta tarde na igreja matriz da Atalaia – em cuja capela-mor se encontra o túmulo monumental de D. José Manoel – e contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, e de vários membros da família Manoel, dos condes de Atalaia e marqueses de Tancos. Assistiram também à sessão João Bernardo Galvão Teles e Lourenço Correia de Matos, sócios da LMT Consultores em História e Património.