Lourenço Correia de Matos apresenta comunicação na Sociedade de Geografia de Lisboa
O seminário História e Património(s) nas relações culturais Portugal-Índia, realizado na Sociedade de Geografia de Lisboa no passado dia 17 de Fevereiro, contou com uma comunicação de Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles, intitulada “Porcelana da China na Índia Portuguesa: algumas notas sobre encomendas de luso-descendentes e de goeses”.
O conferencista começou por apresentar uma resenha dos estudos portugueses sobre porcelana chinesa encomendada para o mercado nacional, vulgarmente chamada Companhia das Índias. Centrou-se depois em encomendas dos luso-descendentes, famílias portuguesas estabelecidas na Índia ao longo dos séculos que durou o Império, registando o facto de se conhecerem poucas encomendas deste grupo.
Igualmente referiu a existência de serviços armoriados e com monogramas de famílias goesas, descendentes de indianos que se converteram e que adoptaram nomes portugueses. Estas peças são ainda desconhecidas dos investigadores portugueses e encontram-se ausentes da bibliografia sobre o tema, sendo por isso um levantamento e estudo que se impõe fazer, maioritariamente nos antigos territórios do Estado da Índia.
Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Secção de Genealogia, Heráldica e Falerística da SGL, Arq. Segismundo Pinto, e contaram com a presença de meia centena de pessoas. Entre outras conferências, o dr. Francisco Xavier Valeriano de Sá falou sobre o seu recente livro “Património heráldico português em Goa, Damão, Diu e Cochim”, importante levantamento da heráldica destes antigos territórios portugueses.