Pesquisa documental em Luanda permite reavivar memórias de quem lá nasceu e viveu

Pesquisa documental em Luanda permite reavivar memórias de quem lá nasceu e viveu

A LMT Consultores em História e Património realizou uma investigação em Luanda, capital de Angola, que permitiu localizar e obter a cópia de uma série de documentos biográficos de uma cliente portuguesa que ali nasceu e viveu em meados do século XX.

Entre os documentos identificados contam-se os registos de nascimento, de baptismo e de casamento, bem como a ficha de aluna do Colégio de São José de Cluny.

A localização deste pequeno espólio permitiu reavivar informações já esquecidas, como por exemplo os nomes de quem testemunhou e assinou aqueles registos, a identificação das diversas escolas frequentadas antes da entrada no Colégio daquela congregação e ainda as notas neste obtidas nos vários anos e disciplinas, os nomes das colegas, tudo informação contante de antigos livros que se julgavam desaparecidos.

Face aos resultados obtidos, a LMT Consultores em História e Património foi desafiada a pesquisar outros aspectos, como registos fotográficos – antigos e actuais – da casa e bairro onde vivia, de sepulturas de familiares enterrados no Cemitério do Alto das Cruzes, da praia então frequentada e de estabelecimentos comerciais pertencentes à família.

Na fotografia: o Colégio de São José de Cluny, em Luanda.