Lourenço Correia de Matos revela um ex-líbris heráldico inédito do século XVIII
No passado dia 26, Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Consultores em História e Património, apresentou na Academia Portuguesa de Ex-Líbris uma comunicação intitulada Um ex-líbris heráldico inédito do século XVIII, durante a abertura do ano académico da instituição e inauguração da nova sede.
Apesar de se conhecerem inúmeros ex-líbris heráldicos daquele período, inventariados na bibliografia existente sobre o tema, muitos outros poderão existir. O exemplar que nesta comunicação se apresentou pertenceu a um conde de Unhão do século XVIII – o 4.º ou o 5.º titular –, e era absolutamente desconhecido.
Durante a comunicação foram apresentadas outras manifestações heráldicas dos condes de Unhão, corrigindo informações erradas e procurando explicar as circunstâncias da composição heráldica usada pela família, em que merece especial destaque a inclusão das armas dos Lancastres no primeiro quartel, pela pretensão que os condes de Unhão tinham à casa dos duques de Aveiro, que chegaram a pleitear judicialmente.