Lourenço Correia de Matos publica dois novos artigos

Lourenço Correia de Matos publica dois novos artigos

Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Consultores em História e Património, acaba de publicar dois novos artigos em revistas especializadas e de referência no panorama cultural português.

O primeiro, intitulado Curiosidades falerísticas num testamento luso-espanhol, foi dado à estampa na revista Pro Phalaris, Boletim da Academia Falerística de Portugal, relativo ao 2.º semestre de 2016 (n.º 14), e versa sobre as disposições testamentárias de um luso-espanhol, antigo cônsul de Espanha no Porto, a respeito das condecorações com que havia sido agraciado, assim como as que herdara de seu pai. As referências a peças falerísticas em testamentos não são frequentes, menos ainda com a história de cada exemplar e do uso que o agraciado lhes dera em vida, como é o caso do documento estudado.

O segundo artigo, publicado na centenária revista Brotéria, editada pela Companhia de Jesus (n.º 5 do volume 184), tem por título A Ordem de Malta e os peregrinos de Fátima e insere-se na edição comemorativa do 100.º aniversário das aparições de Nossa Senhora, na qual também colaboraram D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, Jaime Nogueira Pinto e José Souto de Moura, entre outros autores. Respondendo ao convite do director da Brotéria, padre António Júlio Trigueiros, SJ, Lourenço Correia de Matos deu uma breve panorâmica histórica da quase milenar Ordem de Malta, da sua fundação aos nossos dias, focando depois na presença de nove séculos em Portugal, para deste modo enquadrar o trabalho assistencial realizado nos caminhos de Fátima. Desde 1976 que a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta presta assistência aos que se dirigem ao santuário na grande peregrinação de Maio, através de inúmeros postos, instalados a norte e sul de Fátima, onde se dispensam cuidados médicos e de enfermagem, refeições e dormidas, além de apoio espiritual.

Lourenço Correia de Matos é académico efectivo e secretário da mesa da assembleia-geral da Academia Falerística de Portugal e pertence também à Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta.