Lourenço Correia de Matos apresenta comunicação na Sociedade de Geografia de Lisboa
A fundação da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e os seus antecedentes históricos foi o tema da comunicação de Lourenço Correia de Matos, com a qual se iniciou o VII Seminário Internacional de Falerística da Sociedade de Geografia de Lisboa, realizado no passado dia 11 de Abril.
Na sua intervenção, Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Consultores em História e Património, abordou a criação da Ordem em 1818 por D. João VI, no dia da sua aclamação no Rio de Janeiro, bem como os antecedentes da mesma, nomeadamente no que respeita ao culto da Imaculada Conceição de Maria pela dinastia de Bragança.
Promovido pela Secção de Genealogia, Heráldica e Falerística da Sociedade de Geografia de Lisboa, este encontro, comemorativo dos 200 anos da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, teve como comissários científicos Vítor Escudero e o próprio Lourenço Correia de Matos.
A sessão decorreu no Auditório Adriano Moreira e a abertura dos trabalhos esteve a cargo do presidente daquela instituição académica, Luís Aires-Barros, acompanhado na mesa por Suas Altezas Reais o Duque de Bragança, D. Duarte, e o Duque de Viseu, D. Miguel.
Esta iniciativa contou com o alto patrocínio da Fundação Dom Manuel II e da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Veja aqui o vídeo da comunicação.