LMT Consultores em História e Património estuda a genealogia de uma família inglesa em Portugal

LMT Consultores em História e Património estuda a genealogia de uma família inglesa em Portugal

genealogia de uma família “do Reino Britânico” que passou a Portugal no final do século XVIII e se estabeleceu inicialmente na cidade do Porto foi o objecto de um recente estudo realizado pela LMT Consultores em História e Património.

Como tantas outras com idêntica origem em Inglaterra, esta família dedicou-se ao comércio, nomeadamente de vinhos, tendo um dos ramos passado a Lisboa, onde desenvolveu a mesma actividade a partir da última década do século XIX, tomando uma casa comercial já existente na capital.

O primeiro desta família a chegar a Portugal, além de comerciante, serviu como delegado do comissário de víveres do Exército Britânico ao tempo das invasões napoleónicas. Por um passaporte desta época, sabemos que tinha o rosto redondo, olhos castanhos e cabelo curto e alourado, diferindo da fisionomia do filho, já nascido no Porto, pois este tinha um rosto comprido, o cabelo e sobrolhos castanhos, olhos azuis, apresentando ainda um nariz e boca regulares e uma cor natural.

Desta primeira geração nascida em Portugal subsistem inúmeros descendentes tanto no Porto como em Lisboa, alguns que conservam a varonia e outros que, embora não a tendo, usam ainda o apelido do seu remoto antepassado britânico.

As imagens que apresentamos são extraídas de um catálogo de preços dos vinhos comercializados no estabelecimento desta família em Lisboa.