LMT Consultores em História e Património elabora relatório de caracterização histórico-arquitectónica de edifício a reabilitar no Rossio, em Lisboa
A LMT Consultores em História e Património realizou recentemente, para o atelier Contacto Atlântico Arquitectura, um relatório de caracterização histórico-arquitectónica de um edifício situado no Rossio, em Lisboa, necessário no âmbito do processo de licenciamento do respectivo projecto de reabilitação.
Datado de meados do século XIX, o prédio corresponde à última fase de edificação da célebre praça lisboeta, apresentando ainda uma traça tipicamente pombalina, no contexto da renovação da cidade após o terramoto de 1755. Erguido em terrenos propriedade da casa dos duques de Cadaval, a cuja família pertenceu até à década de oitenta do século XX, o edifício foi desde o início afecto a funções de rendimento. No rés-do-chão, sempre ocupado por diversos estabelecimentos comerciais, persistem hoje algumas lojas de longa data, como a Farmácia Estácio, o Café do Gelo ou a Espingardaria Montez.
Para além da referência às normas de classificação e protecção patrimonial aplicáveis ao imóvel, a consultora desenvolveu um estudo histórico-patrimonial que abrangeu diversos aspectos como o enquadramento urbano, a memória histórica, a descrição e caracterização arquitectónica, a identificação de valores patrimoniais e artísticos a assinalar.
Com um exaustivo levantamento fotográfico do edificado actual que acompanha a descrição pormenorizada do edifício, o relatório inclui também referências a proprietários, arrendatários, estabelecimentos comerciais e obras realizadas ao longo do tempo, elementos que foram ilustrados com diversas imagens de cariz histórico (documentos, projectos, fotografias, etc.).
A LMT Consultores em História e Património e o atelier Contacto Atlântico têm colaborado em diversos projectos de reabilitação urbana na cidade de Lisboa.