LMT Consultores em História e Património elabora estudo sobre uma família titular oitocentista
A LMT Consultores em História e Património realizou mais um estudo genealógico e biográfico sobre um titular oitocentista, área em que tem produzido diversos trabalhos.
Estes relatórios visam essencialmente dotar os actuais titulares de um documento histórico estruturado e fundamentado sobre o título que usam e os diversos titulares/representantes do mesmo.
Das raízes durienses – objecto de uma breve análise –, com passagem pela Invicta – onde o pai desempenhou cargos relevantes –, até ao estabelecimento na capital, foi traçado o percurso biográfico do primeiro titular, um rico capitalista agraciado inicialmente como o título nobiliárquico de barão e depois elevado à grandeza como conde. O seu casamento, já em Lisboa, e a família burguesa, igualmente em ascensão, a que se uniu, foram também objecto de análise.
A multiplicidade de fontes consultadas, nomeadamente imprensa, deu a conhecer muitos detalhes sobre as pessoas em estudo nos mais diversos aspectos, nomeadamente a respeito da intensa vida social da família no último quartel do século XIX. No palácio onde viviam tiveram lugar grandiosos bailes, que enchiam colunas do High Life nos periódicos, sendo os titulares, nomeadamente a primeira condessa, presença constante em diversos eventos.
Foi também possível entender, através de um extenso inventário com mais de 5000 fólios, todo o património – imóvel, móvel, acções, etc. – que o primeiro agraciado detinha à data da morte, e as partilhas entre os herdeiros. O relatório foi enriquecido com elementos iconográficos, como retratos, casas, jazigos, artes decorativas, etc.
No estudo realizado foram biografados os filhos do primeiro titular bem como os sucessivos representantes genealógicos do título e os respectivos cônjuges até ao presente.
Imagens: gravuras representando um baile no palácio do titular em estudo e um retrato do mesmo.