LMT Consultores em História e Património desvenda histórias de família

LMT Consultores em História e Património desvenda histórias de família

Um farmacêutico e um militar estão entre os antepassados estudados pela LMT Consultores em História e Património numa investigação genealógica que já chegou, em alguns ramos, a oito gerações.

Portugal vivia a guerra civil que opunha liberais e absolutistas quando o jovem filho de um comerciante, que o pai queria ter visto seguir-lhe o negócio, completou o curso de farmácia. Não passaram dois anos até conseguir abrir o seu próprio estabelecimento, que viria a tornar-se numa das farmácias mais reputadas da Lisboa oitocentista. Quase em simultâneo, e talvez inspirado pelos ventos de mudança que iam deixando para trás o Antigo Regime, o recém-formado pertenceu ao grupo de farmacêuticos que se revoltou contra as exigências da fisicatura-mor do reino e subscreveu o pedido de reforma dos estatutos enviado à rainha D. Maria II. Deste movimento nasceu a Sociedade Farmacêutica de Lisboa, fundada em 1835 – depois denominada Sociedade Farmacêutica Lusitana, instituição de que o entusiasmado rapaz foi assíduo colaborador, exercendo funções directivas e escrevendo no respectivo Jornal.

Foi nos tempos finais da Regeneração que um outro jovem se alistou como aspirante a médico militar. Depois de terminar o curso na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa foi promovido a tenente-médico e viu-se colocado na Zambézia como cirurgião-mor. Os anos seguintes passaram-se na Metrópole entre vários regimentos e sucessivas promoções até que chegou a nomeação para dirigir o Hospital Militar de Lisboa, cargo que desempenhou com assinalável sucesso. A república já estava instaurada quando terminou a sua carreira, graduado em general de brigada. Pelo meio, participou em inúmeros congressos médicos por toda a Europa e instalou em Lisboa o primeiro laboratório de vacina de origem animal, que mais tarde difundiu para todo o país e também para o Ultramar, Brasil e Espanha. Uma vida dedicada à causa pública valeu-lhe diversos reconhecimentos: foi comendador da Ordem de Avis, cavaleiro das Ordens de Santiago e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e recebeu as medalhas militares de prata de Bons Serviços e de Comportamento Exemplar.

Outras histórias se poderiam contar nesta viagem ao passado de uma família que a LMT Consultores em História e Património foi incumbida de investigar.