LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles elabora parecer heráldico sobre Pano de Armar dos séculos XVI/XVII, peça que integra o próximo leilão da Cabral Moncada Leilões
Um Pano de Armar dos séculos XVI/XVII, proveniente da Índia, foi objecto de um parecer heráldico elaborado por Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles, que nele identificou a presença das armas dos Chaves, dos Palhares e dos Teixeiras, a que acresce um quarto brasão cuja família não foi possível nomear, podendo tratar-se, pela sua composição em esquartelado (o campo dividido em quarto partes), de uma combinação de armas de diferentes estirpes.
O Pano apresenta ao centro uma reserva quadrada com a “Árvore de Jessé”, acompanhada de quatro reservas de menores dimensões decoradas com “Anjos” e de outras quatro reservas maiores onde figuram os referidos escudos de armas, todos eles encimados por elmos, com os seus viróis e paquifes, e respectivos timbres. O conjunto é circundado por uma bordadura com figuras dos Reis de Israel.
Tendo a dimensão de 175 x 97,5 cm, este bonito objecto de arte, de estilo Lusíada, figurou na exposição «Cumpriu-se o Mar» – A Arte na Rota do Oriente, integrada na XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura do Conselho da Europa, núcleo do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, 1983, encontrando-se reproduzido no respectivo catálogo. Vai agora à praça no próximo leilão da Cabral Moncada Leilões, que se realiza nos dias 4 e 5 de Março de 2013, com o preço base de 25 mil euros.