LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles descobre o retrato que faltava na Galeria de Ministros da Educação
A LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles conseguiu localizar, após aturada investigação, o retrato de Carlos Bento da Silva, político do século XIX e o único que não figurava entre os quase 100 ministros da Educação representados na Galeria organizada pelo respectivo Ministério.
Carlos Bento da Silva (1812-1891), funcionário do Ministério da Fazenda e depois dos Negócios Estrangeiros, teve uma longa carreira política em que atravessou 22 legislaturas como deputado, participando em diversas Comissões. Foi ministro das Obras Públicas entre 1857 e 1859, da Marinha e Ultramar entre 1860 e 1862 e da Fazenda entre 1877 e 1878. Pelo meio, registou uma fugaz passagem pelo cargo de ministro interino dos Negócios da Instrução Pública, pasta que assumiu por escassas 24 horas, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro de 1870.
Apesar da vida pública sobejamente conhecida, ignorava-se a existência de qualquer retrato do político. No ano em que se completa o centenário do nascimento de Carlos Bento da Silva, a LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles congratula-se por, à sua biografia, ter juntado um rosto, permitindo que a Galeria de Ministros da Educação esteja agora verdadeiramente completa.