Livro de Lourenço Correia de Matos apresentado na gala dos 90 anos da Federação Equestre Portuguesa
A Federação Equestre Portuguesa e os seus dirigentes 1927-2017 é o novo livro de Lourenço Correia de Matos, resultante de uma investigação desenvolvida na LMT Consultores em História e Património e cujo lançamento decorreu no passado dia 5 de Dezembro, no Museu dos Coches, no âmbito da gala dos 90 anos daquela Federação.
A sessão foi presidida pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e contou com a presença de diversas entidades, como o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, ou o chefe de Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, entre outros, além do próprio presidente da direcção da Federação Equestre Portuguesa (FEP), Manuel Cidade Moura, e de diversos membros dos órgãos sociais da instituição.
O livro, editado pela própria FEP, pretende retratar a história institucional da Federação, nomeadamente através dos seus dirigentes. Encontra-se dividido por presidentes – dezoito, no total – e é ilustrado com inúmeras fotografias de provas equestres das respectivas épocas, salientando-se as internacionais.
A Federação foi criada definitivamente no dia 5 de Dezembro de 1927, três anos após a conquista da primeira medalha do olimpismo português, precisamente por uma equipa de saltos de obstáculos, nos Jogos de Paris de 1924. De uma organização de estrutura e recursos incipientes – tinha apenas um presidente e um secretário – até à moderna instituição que hoje existe, procurou retratar-se o caminho percorrido e os homens que o fizeram ao longo de 90 anos.