História de Família e Heráldica dão o mote a várias comunicações apresentadas por João Bernardo Galvão Teles
João Bernardo Galvão Teles, sócio da LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles, participou em três encontros académicos no passado mês de Novembro, abordando diversas temáticas no âmbito da História de Família e da Heráldica.
O Arquivo da Casa de São Paio: história e memória de uma família aristocrática foi o tema da comunicação apresentada a 16 de Novembro em sessão do Instituto Português de Heráldica. A dissertação começou por traçar uma breve história daquele interessante acervo documental, focando depois a forma como o mesmo se encontra organizado. João Bernardo Galvão Teles evidenciou, de seguida, a amplitude do manancial informativo contido no espólio em questão, demonstrando ainda, com diversos exemplos, a importância daquele arquivo para a investigação histórica, sob diversos aspectos.
Com base num estudo elaborado com o Prof. Doutor Miguel Metelo de Seixas (que por razões académicas não pode estar presente na apresentação), João Bernardo Galvão Teles participou no seminário Os Livros de Horas do Palácio Nacional de Mafra e a Cultura Artística do Século XV, organizado pelo Instituto de Estudos Medievais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o tema A heráldica portuguesa do século XV: propostas para o seu estudo. Esta comunicação, apresentada a 25 de Novembro, teve por objectivo reflectir sobre as formas de estudar e entender o fenómeno heráldico naquele período, tomado como momento crucial de transição da heráldica medieval para a moderna e caracterizado por uma progressiva afirmação da cultura nobiliárquica e da autoridade régia, assente na instrumentalização da heráldica pela Coroa e pela nobreza.
O sócio da LMT Abreu Loureiro, Correia de Matos e Galvão Teles interveio, por fim, no Curso Livre A Família: Identidade, Memória e História, promovido pela referida Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, leccionando no dia 28 de Novembro uma aula sobre Recursos informáticos ao serviço da História de Família. Na ocasião, João Bernardo Galvão Teles partilhou a sua experiência como investigador, focando não apenas as questões relacionadas com a recolha e sistematização de dados históricos, mas evidenciando também o manancial de informação que hoje pode ser pesquisada através da internet.