Estudos sobre titulares oitocentistas encomendados à LMT Consultores em História e Património
A LMT Consultores em História e Património elaborou recentemente, a pedido dos actuais titulares, estudos sobre dois títulos nobiliárquicos distintos, um condado e um viscondado, concedidos na segunda metade do século XIX.
Em ambos os casos, foram localizados os decretos de criação dos títulos e documentados os respectivos trâmites legais, com o objectivo de esclarecer as circunstâncias da concessão das mercês. Para o efeito, biografou-se também, de forma detalhada, cada um dos agraciados e apurou-se os seus contextos familiares e ascendências próximas, apresentadas sob a forma de árvores de costados de cinco gerações. Estudou-se ainda o casamento e a descendência dos primeiros titulares, com destaque para os sucessivos herdeiros de cada título, procurando igualmente biografar a vida destes em detalhe, incluindo os respectivos casamentos e geração.
Num dos estudos realizados, e por pedido expresso do actual titular, foi desenvolvida, de forma sumária, a genealogia das mulheres dos diversos titulares, referindo-se a sua ascendência (até aos bisavós) e o seu núcleo familiar (irmãos). No outro estudo, também por indicação do cliente, foram abordadas as casas de morada da família e a heráldica usada pelos titulares, tendo sido possível identificar as mais antigas representações desta, datadas do século XVIII.
Os contextos sociais dos dois titulares agraciados eram bem distintos, sendo um de origem burguesa e o outro fidalgo de nascimento. Igualmente diversas foram as circunstâncias pessoais e os percursos de vida dos mesmos, assim como o casamento e descendência – num caso, houve poucos filhos em cada geração e apenas o titular casou, pelo que se trata de uma família sem ramificações; no outro, todos os titulares tiveram inúmeros descendentes, muitos deles casados e com descendência.
Com os estudos realizados, cada um dos actuais titulares passou a deter um relatório pormenorizado sobre as famílias e os títulos que representam, memória que fica assim sistematizada e documentada para o futuro, evidenciando as circunstâncias e as realidades particulares da história exclusiva de cada um.