Entre militares e comerciantes: LMT Consultores em História e Património realiza estudo genealógico e biográfico de família oitocentista
A LMT Consultores em História e Património realizou recentemente um estudo sobre uma família, através de dois ramos da sua ascendência que se cruzaram em diversas ocasiões, seguindo a origem dos apelidos que permaneceram em uso até nos nossos dias.
Estabelecidas em Lisboa desde o século XIX, essas duas linhas familiares tinham origens bem diversas e vieram a aliar-se se em três casamentos distintos, no final daquela centúria e início da seguinte.
Um dos ramos – que segue a linha da varonia e cujo apelido se mantém – tem origem num militar originário da Estremadura, que, ainda muito jovem, participou na campanha do Rossilhão, que opôs Portugal e Espanha, com o apoio inglês, à França saída da revolução. Após uma longa carreira na Brigada Naval, esse remoto antepassado alcançou o posto de marechal de campo. Diversos filhos e netos seus seguiram igualmente a vida castrense, atingindo elevados postos, pelo que foi reconstituído o percurso profissional de todos eles através da consulta dos processos militares.
Já o outro ramo com que alguns destes se aliaram era originário do Minho, estabelecendo-se em Lisboa através de diversos indivíduos que adoptaram e perpetuaram o nome da terra de origem como apelido. Radicaram-se na zona de São Paulo, na capital, e dedicaram-se ao comércio, nomeadamente de produtos químicos, tendo alguns dos seus membros conquistado uma respeitável posição no mundo empresarial e financeiro oitocentista. Com o levantamento realizado foi possível relacionar todos os que usaram o mencionado apelido toponímico na Lisboa do século XIX, determinando o tronco comum, assim como os principais ramos da descendência, em Portugal e no Brasil.