10 anos de vida da LMT Consultores em História e Património

10 anos de vida da LMT Consultores em História e Património

Completámos no passado dia 14 de Junho a primeira década de vida da LMT Consultores em História e Património!

Começámos num tempo de crise e celebramos esta data noutro tempo de crise, ainda que de natureza diferente. Mas, como há dez anos, encaramos o futuro com o optimismo do costume e a confiança de sempre.

Trabalho, felizmente, não nos tem faltado, o que vem demonstrando o quão certeira foi a aposta na criação de um pequeno gabinete de consultoria numa área que se poderia pensar estar destinada a manter-se nos claustros académicos mas que nós entendemos fazer sentido colocar no mercado. Arregaçámos as mangas e aqui estamos!

Os primeiros clientes foram os amigos e os amigos dos amigos, mas com o passar dos anos foram chegando outros, desconhecidos, que também acabaram por se tornar amigos. Porque procuramos fazer o nosso trabalho com espírito de partilha, entusiasmo e envolvimento. E assim se criam relações.

Por vezes estamos tão absorvidos com cada momento presente, que nem sempre – por paradoxal que pareça – temos olhado para o nosso próprio passado. Por isso aproveitámos esta ocasião para fazermos um breve balanço. E não nos deixámos de surpreender com os resultados:

– Fizemos mais de 300 investigações genealógicas, onde se incluíram também pareceres sobre a representação de antigas casas titulares, processos para registo de direitos nobiliárquicos e estudos para a obtenção de nacionalidade portuguesa;

– Estudámos cerca de 100 imóveis, metade dos quais para resolvermos questões de domínio público hídrico, outra metade para a instrução de processos de licenciamento de projectos de reabilitação urbana e para a disponibilização de conteúdos históricos e patrimoniais para projectos turísticos e no sector dos vinhos;

– Elaborámos algumas dezenas de pareceres sobre obras de arte e antiguidades;

– Fizemos meia dúzia de estudos sobre diferentes instituições, nas quais se incluem duas lojas históricas;

– Temos escrito algumas biografias, com maior ou menor desenvolvimento;

– E fizemos muitos outros projectos específicos e à medida dos interesses dos nossos clientes porque – tal como nas farmácias – aqui há de tudo!

Nalguns casos, as nossas investigações têm tido como corolário a sua publicação em livro, quando os clientes assim o desejam. Mas de resto o nosso trabalho é maioritariamente invisível aos olhos do grande público, porque privilegiamos a discrição e a confidencialidade. Mas a verdade é que, nestes dez anos, produzimos mais de 8.500 páginas de conteúdos históricos e patrimoniais, às quais acrescem algumas centenas de esquemas genealógicos ou outros anexos informativos, bem como largas centenas de documentos manuscritos que foram transcritos, designadamente para a instrução de processos judiciais.

Esta produção só foi possível porque também conseguimos reunir uma equipa fantástica e multidisciplinar, cobrindo áreas como a História, a História da Arte, a Arquitectura e a Paleografia.

Tem-nos servido de inspiração e referência um célebre pensamento do padre António Vieira: “Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos”.

É, pois, com este espírito de querer fazer que nos abalançamos para os próximos dez anos. Venham eles!